Música nas Igrejas bombando de novo!

Rosana Lanzelotte, a incansável cravista, reativou seu projeto “Música nas Igrejas” com o Festival Primavera Barroca, levando música clássica de qualidade a várias igrejas, escolas e centros comunitários espalhados pelo Rio de Janeiro.

O website, produzido em WordPress desde 2008, manteve o mesmo visual e recebeu o conteúdo dos press-releases divulgados na imprensa. Apesar da aparência permanecer a mesma, as engrenagens mudaram bastante. Abandonamos a excelente porém complicada integração com o Google Calendar por uma solução mais específica para o contexto musical e que funciona dentro do administrador do WordPress: o Plugin GigPress.

O Gigpress é um completo catalogador de eventos. Seu marketing é direcionado para o meio de entretenimento, seu público alvo parece ser os músicos que mantém sites em wordpress, mas na verdade o software serve muito bem para qualquer evento. Com pequenos ajustes nas configurações e nas templates, posso usar o plugin para qualquer programação social ou científica de congressos.

O plugin permite inúmeras possibilidades de configuração via painel do WP e o seu código é bem documentado e facilita bastante a personalização. Em menos de 2 horas eu instalei, ativei, personalizei o plugin novo, e aposentei o google calendar. É claro que um bom ambiente de edição ajuda bastante a acelerar o trabalho, afinal, mexer num código que você nunca viu é sempre complicado, ainda mais para mim que não sou programador PHP.

Para decifrar o código do plugin, encontrar os tags CSS que eu preciso alterar para acertar a formatação dos dados, e para entender os scripts em PHP, nada melhor que o Firebug, um complemento do Firefox que não deve faltar no escritório de um web-qualquer-coisa.

O site também ganhou uma nuvem de tags em 3D – testei primeiro o Cirrus, mas não gostei, muito tremeliquento, optei pelo Cumulus. E também ferramentas de integração com as redes sociais via Add This e uma vestimenta especial para usuários do Iphone – o plugin WP Touch é perfeito para customizar o site na tela pequena do smartphone da Apple.


Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *