Sim,… quer dizer, não… ahn… sim e não. Eu faço o site, mas não sou eu quem faço TODO o site. Para que vocês entendam como eu trabalho:
Um website nada mais é que um conjunto de páginas com textos, fotos, desenhos, mapas, vÃdeos e áudios e alguns formulários para o leitor preencher. Portanto, a equipe envolvida tem que dividir as tarefas e criar, publicar e atualizar todo esse material. Uma equipe básica se compõe de:
- Chefe para decidir,
- Webmaster para coordenar, supervisionar e testar o projeto
- Secretária para ajudar ao Chefe e ao Webdesigner
- Webdesigner para fazer o layout
- Programador para mexer nos scripts
- Editor de conteúdo para criar/revisar/publicar os textos das páginas
- Fotógrafos, ilustradores, animadores e outros especialistas
- Uma cafeteira e alguns quilos de café de boa qualidade
Em um site pequeno, uma pequena equipe ou mesmo uma só pessoa pode acumular duas ou mais tarefas. O tamanho do website pode variar de uma até milhares de páginas, mas as tarefas são sempre as mesmas – editar textos, procurar fotos, criar mapas, produzir vÃdeos, administrar os comentários e mensagens dos internautas, etc. e a atualização do conteúdo do website passa a ser mais uma rotina que a empresa deve estabelecer em sua agenda.
Eu costumo me encarregar do webmastering, do design e da programação, e os clientes produzem ou contratam pessoas para produzir o material. O escopo do site, isto é, o que ele vai apresentar ao público, quem decide é o cliente com base em seu planejamento estratégico de marketing. Eu cobro um preço fixo pela produção do website e, opcionalmente, um valor mensal para treinamento, consultoria e ajuda na publicação de conteúdo. O café é por minha conta.
Os sites que eu produzo tem algumas caracterÃsticas nem sempre encontradas por aÃ:
1) clareza e objetividade – sites sem firulas, sem enganações, de conteúdo essencialmente informativo
2) design simples e clean – “menos é mais”: quanto mais simples, mais fácil de usar.
3) acessabilidade – o site deve funcionar muito bem em celulares e outros dispositivos móveis
4) facilidade – o site deve oferecer ferramentas simples e eficientes para atualizar o conteúdo
5) integração – canais de comunicação com as diversas redes sociais – youtube, twitter, etc.
5) retorno – o cliente pode medir as estatÃsticas de visitação do site e planejar melhorias.
Em um ano, um website bem gerenciado como o do Dr. Walter Minicucci, resulta em aproximadamente 7500 visitantes por mês, que leêm 18 mil páginas.
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