Arquivos para ‘Fotografia Imersiva’ Categoria

O Passaredo pousou

outubro 4th, 2011

Um dos chalés da pousada

Já falei, em outros artigos, sobre como é divertido trabalhar com produção de sites, principalmente  se diversificamos os projetos e não nos prendemos a um determinado nicho. Isso é relativamente complicado, pois como a minha “publicidade” é feita boca a boca, é natural que um site bem feito, por exemplo, da área médica, traga outros clientes da mesma área.

Já tive ótimas experiências produzindo sites para associações médicas, designers de jóias, músicos, representantes de equipamentos para cinema, fotógrafos, jornalistas, etc etc etc, mas poucas vezes o trabalho foi tão gratificante como este que estamos terminando de aprontar – o novo site da Pousada Passaredo, o meu primeiro website no ramo de hotelaria.

Adoro viajar e frequentemente escolho o hotel ou pousada onde vou me hospedar pela internet. Mas a escolha não é simples. Os sites enganam muito. Não necessariamente por má fé do dono do hotel ou do programador do site, nem necessariamente para pior. Há casos, como o da Pousada Passaredo, em que a imagem que o site transmitia da pousada era muito aquém da realidade do lugar.

Sites de turismo em geral e de hotéis e pousadas, em particular, tendem a exagerar um pouco nas suas virtudes e benfeitorias. Não é incomum o uso de termos como “complexo de diversão infantil” para descrever um parquinho com balanço, escorrega e gangorra. E, obviamente, não informam ao leitor/cliente a lista de defeitos e problemas do lugar. Esta lista o leitor terá que descobrir por si, por meio de inúmeros telefonemas e conversas com os donos ou gerentes dos estabelecimentos, ou da pior maneira – na prática, se hospedando e percebendo que as toalhas são transparentes de tão usadas, que o cobertor não vê a luz do dia há meses, que o colchão vai te deixar inválido na manhã seguinte, que a água da sua casa é mais quente do que a do hotel, que a chaminé da sauna tem um furo para dentro da sauna, e por aí vai. Vejam bem, não estou inventando nada disso,  já presenciei cada uma dessas situações em hotéis e pousadas dos mais variados níveis e preços, a trabalho e lazer.

O site antigo da Pousada Passaredo pecava pelo outro extremo: não conseguia mostrar, de forma plena, todas as qualidades do lugar. Gonçalves é, talvez, a cidade com maior potencial turístico da região sul de Minas Gerais. Boas estradas ligam as badaladas cidades de Monte Verde e Campos do Jordão e Gonçalves está bem no meio do caminho. Aposto que será a próxima cidade serrana da moda. Os turistas, em sua maioria paulistas, são exigentes, podem pagar e exigem alto padrão qualidade. Os donos do Passaredo optaram por seguir este padrão nos serviços, mas ainda não estavam satisfeitos com o site. Numa rápida conversa com eles, soube das observações de outros hóspedes que confirmaram a minha opinião de que o site não estava ao nível da pousada. Todo feito em flash, o site não permitia que os próprios donos atualizassem seu conteúdo e, para variar, a pessoa que fez o site sumiu, atravessou um portal e foi para outra dimensão.

Nesta mesma conversa fizemos a divisão de tarefas, estabelecemos preços e prazos e mãos à obra: em poucos dias já estávamos com layout acertado, novos textos prontos, uma boa coleção de fotos escolhida. Adotamos o Wordperfect como plataforma, um tema específico para hotelaria produzido pela excelente WPZOOM, instalamos uma meia dúzia de plugins para integrar o google maps, forms de contato, e o flickr, e estamos estudando a utilização de um aplicativo para fazer reservas online.

Em breve voltarei lá para fazer as fotos 360 graus para a produção de um passeio virtual. Estamos esperando a melhor época, com as hortênsias em flor. Acredito que este bom trabalho irá chamar outros do mesmo tipo. Tomara. Fazer o website de uma pousada charmosa é tudo de bom.

Tópicos: , , , , , , , , ,
Publicados em 360 graus, Clientes, Fotografia, Fotografia Imersiva, Web Design, Web Mastering | Comentários (0)

CiaRio – A Missão

abril 17th, 2011

(usuários de Iphones e Ipads, favor acessar este link para entrar no passeio virtual, enquanto eu não acho um jeito de fazer isso automaticamente no wordpress 🙁 )

Por intermédio de meu grande amigo e parceiro em vários projetos, o Fábio Darci, fui conhecer e negociar a produção de um passeio virtual do CiaRio – Centro de Infraestrutura Audiovisual do Rio de Janeiro, um enorme galpão em São Cristóvão onde várias empresas colaboram – no sentido exato do termo – para oferecer uma gama de soluções para o ramo audiovisual. Nada melhor para o meu portfólio que começar com um projeto audacioso como este.

Com a ajuda do Fabrício Baeta, manager do CiaRio, conheci os 3 andares do galpão, dezenas de salas, várias das centenas de pessoas que lá trabalham e milhares de equipamentos de luz, som, vento, fumaça, trilhos e mais um monte de coisas. Decidimos por fazer em torno de 20 panorâmicas  para cobrir toda a parte de atendimento ao cliente, depósitos, laboratórios, auditório etc. e com o detalhe importante de fazer o possível para retratar a rotina de trabalho .

O trabalho de captura dos panoramas durou 3 dias. Contamos com a boa vontade dos “voluntários” que eram convocados na hora em que eu armava o tripé, e que participaram das fotos subindo em escadas, verificando equipamentos ou falando ao telefone. Em muitas situações as pessoas tinham que ficar imóveis durante vários minutos até que o robô que controla a câmera fizesse as fotos. Em algumas cenas com grande movimento de gente, fui eu quem ficou horas de pé, controlando manualmente o Epic Pro, esperando a hora correta de fotografar sem mutilar os passantes – se, durante a captura, uma pessoa andando aparece cortada em uma das fotos, ela vai aparecer mutilada no meio do panorama, exigindo reparos nem sempre possíveis no Photoshop. Vide o exemplo abaixo, um teste feito com a câmera na mão, sem tripé, na primeira visita que eu fiz ao galpão.

Algumas cenas tiveram que ser refeitas, mas de forma geral a captura das fotos foi muito bem sucedida. Em panoramas de interiores, é fundamental saber regular o equipamento para encontrar o “ponto nodal” onde não existirão erros de paralaxe. Optei por não usar uma lente fish-eye e sim uma 18mm em uma câmera Canon XSi para poder abusar do zoom nos detalhes. As imagens finais, com esta configuração de lente e câmera, têm em torno de 400 Megapixels.

A versão completa do passeio virtual será publicado no site da CiaRio, em breve.

 

Tópicos: , , , , , , , ,
Publicados em 360 graus, Fotografia, Fotografia Imersiva, Tecnologia | Comentários (0)

Panorâmicas cariocas

janeiro 10th, 2011

O equipamento trabalhando e minha nova amiga galinha dangola me seguindo na estrada do sumaré

Fotografar a cidade maravilhosa é uma experiência de vários adjetivos. Encontrar ângulos pouco conhecidos até pelos moradores é gratificante, e contando com a minha razoável experiência de “trilheiro” carioca da gema, pretendo montar um Portfólio de panorâmicas da minha cidade natal. Superar as dificuldades impostas pelo ambiente a ser registrado – segurança, poluição, burocracia, etc, como veremos nessa série, faz parte do cotidiano de um fotógrafo. Vocês acreditam que os fiscais que fazem a ronda na Floresta da Tijuca tentaram me impedir de fazer essas fotos? Segundo eles, eu teria primeiro que obter autorização do Ibama (provavelmente em 5 vias carimbadas), crachá de uma agência fotográfica e credenciais de fotógrafo profissional. E ainda perguntaram se a galinha dangola que aparece na foto ao lado era minha. Depois de uns 10 minutos me enchendo a paciência, eles tiveram um lampejo de bom senso (ou perceberam que não iria rolar propina) e resolveram deixar que eu fizesse as fotos.

Saibam mais no meu site de panorâmicas

 

Tópicos: , , , , ,
Publicados em 360 graus, Fotografia Imersiva, Gigapans | Comentários (0)

Fotos Panorâmicas, ou melhor, Gigapans!

janeiro 18th, 2010

Logo que o Obama (o Barack, não o Bin Laden)  foi eleito, uma nova tecnologia que permite a montagem de inúmeras fotografias em uma só imagem panorâmica, aliada a uma nova rede social – www.gigapan.org – começou a fazer muito sucesso. A foto panorâmica do discurso da posse do presidente já foi vista por 11 milhões de internautas. Leia Mais »

Tópicos: , , , , , ,
Publicados em Fotografia Imersiva, multimidia, Redes Sociais, Tecnologia, Web 2.0 | Comentários (0)

  • Eduardo Frick

    Atualmente em versão 4.6, Eduardo é Webmaster, webdesigner, web-consultor, web-coordenador de projetos. Tem longa experiência em produção gráfica e é fluente em diversas mídias.

    É carioca da gema, mas mora em Mogi das Cruzes, São Paulo. De seu escritório/estúdio, projeta e cria websites, coordena equipes de desenvolvimento e de conteúdo, recruta e supervisiona o trabalho de analistas, programadores, fotógrafos, ilustradores, animadores, redatores e demais especialistas que garantem serviços de qualidade aos seus clientes espalhados por todo o Brasil.

  • Todos os artigos, por Mês.

  • Temas