Prestação de contas

Olá Frick

Boa noite. Em consideração ao exposto , como presidente da XYZ solicito que na
segunda-feira haja a prestação de contas de acordo com o que contratamos e com o
que foi realizado.
Att.. Presidente da XYZ

Olá Sr. Presidente

Faço agora mesmo:

Conforme a proposta (cópia em anexo) aprovada por email (não houve assinatura ou aditivo de contrato), a XYZ me contratou para prestar serviços de webmastering do website , que consiste nos itens resumidos abaixo. Ao final de cada item eu cito em maiúsculas em que estágio de implementação ele está:

1) Modernização do Website
a. Login para o associado – FEITO
b. Melhorias visuais necessárias para uma melhor navegabilidade: FEITO, layout aprovado na última reunião.
c. “Versão Mobile”- FEITO, com o novo site será bastante aprimorado.
d. Ferramentas de liga̤̣o com redes sociais РFEITAS Рa XYZ tem Blog e contas no Technorati, Flickr, Youtube, Delicious e outros.
e. Ferramentas de interatividade – FEITAS.

2) Mudança de plataforma de programação – FEITO – o novo site, que está sendo criado em XYZ.com.br, é feito na nova plataforma, assim como o …  e o cadastro de associados online.

3) Desenvolvimento de novos aplicativos:
a. Aplicativo de Gerenciamento de Conte̼do РFEITO РXYZ.com.br/admin Рlogin XYZ, senha XYZ
b. Ferramenta de busca РFEITA, aguardando implementa̤̣o do novo site
c. Biblioteca multimídia – idem
d. Moderação de comentários – idem
e. Cadastro de administradores – idem
f. Adserver – Gerenciamento de banners – FEITA – XYZ.com.br/openx/
g. Integração com “Pagseguro” – FEITO, os associados podem quitar anuidades online.

4) Mudan̤a de provedor РFEITA Рgerando economia para a XYZ, maior capacidade e estabilidade ao site

5) Unifica̤̣o dos boletins РFEITA Рgerando economia para a XYZ

Além destes objetivos, a proposta cita os seguintes serviços contínuos, de caráter rotineiro:

1) Administra̤̣o do Servidor Virtual РEXECUTADO DIARIAMENTE
2) Webmastering e Consultoria técnica  -  EXECUTADO DIARIAMENTE
3) Projeto Gráfico e Webdesign – FEITOS – tenho aqui documentados dezenas de layouts, relatórios, sugestões de melhorias, apresentações feitas nas reuniões etc.
4 e 5) Produção do novo website – EM EXECUÇÃO – Depois que o novo layout foi aprovado, eu e minha equipe estamos programando os modelos de páginas e fazendo a migração do conteúdo do site. O modelo da home page está quase pronto (XYZ.com.br/). Os modelos das páginas internas estão prontos (XYZ/interna_1coluna.html, XYZ/interna_2colunas.html, XYZ/interna_3colunas.html). A integração destes modelos com o CMS (XYZ.com.br/admin) e a migração do conteúdo são procedimentos que demandam muito mais tempo do que o prazo estipulado para o meu desligamento. Já foram iniciados e deverão ser continuados pelos meus sucessores.

Além dos serviços descritos na proposta, a XYZ me solicitou, a um preço de R$… a ser pago em 4 parcelas, a consultoria técnica e o desenvolvimento de uma solução de comércio eletrônico, o chamado bookstore. Devido às restrições orçamentárias impostas e frente aos altíssimos custos dos softwares disponíveis no mercado, tive que bolar um projeto que fosse simples o suficiente para ser financeiramente viável e que atendesse todas as necessidades da XYZ.

Que necessidades são essas? Apesar dos meus repetidos pedidos, a XYZ ignorou as minhas perguntas a respeito das características do projeto, ou não entendeu que a produção do bookstore está condicionada à prévia solução das questões levantadas. É como seu eu fosse um alfaiate e tivesse que fazer uma roupa justa para um cliente que não informa as medidas e não pode gastar com uma roupa mais versátil. As poucas e isoladas informações e sugestões que eu obtive a respeito do escopo e do modus operandi foram contestadas em emails e conversas posteriores. Cito apenas um exemplo, para não tornar esse email enfadonho: eu perguntei se associados da XYZ teriam desconto. Muito tempo depois chegou a resposta de que não haverá critérios para descontos para sócios, mas estudantes deverão ter desconto. Eu expliquei a imensa dificuldade que esse desconto para estudantes geraria. Dois integrantes da comissão também opinaram contra essa idéia, e desde então não se falou mais no assunto. Enfim, fiquei sem resposta objetiva sobre os associados e com mais um problema dos estudantes sem consenso. Nessas condições, eu não tenho como desenhar um layout.

Não obstante, sabendo que a XYZ tem pressa em lançar o novo serviço, contratei um programador para trabalhar na remodelagem dos bancos de dados e na adaptação do sistema da biblioteca online do site para adequá-los ao Bookstore. Por este serviço, que já foi parcialmente feito, eu já paguei a ele R$… Como não mostrei nada palpável a XYZ, não emiti cobrança, apesar de já ter trabalhado bastante no projeto e gasto do meu bolso com o serviço terceirizado do programador.

Reiterando: excetuando os projetos e sites que não constam da proposta e do contrato, a XYZ me paga por serviços de webmastering, e não pela produção deste ou aquele produto. Não há, na proposta aprovada, nenhuma menção a prazos, porque é (ou pelo menos era) de comum acordo e entendimento que meu trabalho é contínuo, constante e depende da colaboração da equipe (comissão do site e empresa de jornalismo) aos quais eu não posso pressionar ou exigir cumprimento de prazos. Diferente do que pensa o editor do site, eu não recebi adiantado da XYZ para executar tarefa alguma. Minhas notas são emitidas sempre depois que os serviços são prestados. O tal “plus a mais” que eu recebi foi um justo acréscimo na minha remuneração, aprovado por toda a comissão, na época em que eu consegui para a XYZ uma boa economia mensal (maior que o “plus a mais”) analisando contratos e cortando gastos desnecessários que passaram, anos a fio, desapercebidos pela comissão do site.

Todos os procedimentos de manutenção do site estão documentados e prontos para serem entregues ao próximo webmaster. Por razões óbvias de segurança, esta documentação e as senhas de acesso às areas potencialmente perigosas não serão divulgados a ninguém além do Sr. ou ao futuro webmaster responsável. Caso a XYZ não me apresente um novo webmaster até o dia 13 de junho, enviarei, diretamente para o seu email, a relação de senhas. Nesta mesma ocasião eu solicitarei a XYZ que elimine o meu login de usuario do painel de controle do site e demais serviços relacionados. O editor do site tem a senha de acesso ao painel de controle do servidor virtual e pode, através dele, administrar todos os sites da XYZ.

Voltando à prestação de contas: A XYZ, recentemente, me pagou pelos serviços prestados em Abril/2009. No dia 13 de junho emitirei a nota de cobrança pelo mês de maio e os dias restantes de junho. Pelo bookstore, apesar de ter tido gastos consideráveis de tempo e dinheiro, nada cobrarei da XYZ, afinal, apesar dos meus esforços, não consegui apresentar nada de prático. Alguns serviços que eu fiz em projetos externos, que foram orçados porém não pagos, também ficam como cortesia.

Acho que ficou tudo detalhado, porém, estou a disposição para qualquer esclarecimento adicional.

[] Eduardo Frick


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *