Migrações e asneiras

setembro 23rd, 2008
by edufrick

Terminei a migração dos meus dois principais sites – diabetes.org.br e endocrino.org.br – para o Media Temple e para o Dreamhost, respectivamente.

A SBD contratou um dedicated virtual server do Media Temple, do qual ouvi falarem muito bem no último “Find” que eu assisti no Rio de Janeiro, confirmando que nossa escolha foi acertada. Realmente o servidor é rapidíssimo, totalmente configurável, suporta Python, enfim, tudo de bom.

A SBEM foi para a minha área de hospedagem do Dreamhost, que aparentemente segurou com a maior facilidade o incremento de demanda. A parte complicada ficou a cargo das secretarias da SBEM que tiveram que trocar as configurações de email. Todas elas sofreram nas mãos do Gmail.

Migração nunca é fácil. São frequentes as encrencas imprevistas e é impressionante a variedade. A migração das tabelas MySQL, que deveria ser operação simples, é um verdadeiro parto a fórceps. Depois aparecem os problemas relativos aos endereços absolutos (/var/www/vhosts/ ou coisa que o valha) que sempre ocorrem em lugares obscuros do código. Isso sem contar com aquelas coisas que simplesmente param e pronto, não há reza brava que façam funcionar. Foi o caso do sisteminha de enquete da SBD. Tive que colocar um totalmente novo, o Advanced Poll. Depois tive que arrumar outra solução para os formulários pois o FormMail não funcionou no Media Temple e o suporte não se mostrou muito interessado em resolver. Instalei então o Formtools, um excelente e gratuito sistema de gerenciamento de forms.

Voltando à SBD, tive problemas porque resolvi mudar a codificação das páginas e ISO para UTF. Foi a maior besteira que já fiz.  Bastou meu guru Andrews Medina virar as costas para ir para a Pycon que eu fiz a grande lambança… Todos os acentos se transformaram em códigos estranhos. Tive o trabalho de fazer e depois de desfazer. Ainda assim pipocam sinais exdrúxulos em uma ou outra página. 😉

Tchau, Locaweb. Vocês foram devagar demais e só implementaram Django depois que meus clientes decidiram mudar de provedor. E também fizeram um papelão com o servidor dedicado da SBD, que custava caríssimo e era uma tremenda carroça.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,
Posted in Provedores, Tecnologia, Web Mastering | Comments (2)

2 Responses to “Migrações e asneiras”

  1. Alexander Carnier Says:

    Olá. amigão.

    Estou com sérios problemas com a Locaweb.
    A Media Temple ainda é uma excelente opção?

    Abraço!

  2. admin Says:

    Certamente que sim! Mas também não tenho o que reclamar do Dreamhost, cujo VPS é mais barato que o Media Temple.

Leave a Reply

  • Eduardo Frick

    Atualmente em versão 4.6, Eduardo é Webmaster, webdesigner, web-consultor, web-coordenador de projetos. Tem longa experiência em produção gráfica e é fluente em diversas mídias.

    É carioca da gema, mas mora em Mogi das Cruzes, São Paulo. De seu escritório/estúdio, projeta e cria websites, coordena equipes de desenvolvimento e de conteúdo, recruta e supervisiona o trabalho de analistas, programadores, fotógrafos, ilustradores, animadores, redatores e demais especialistas que garantem serviços de qualidade aos seus clientes espalhados por todo o Brasil.

  • Todos os artigos, por Mês.

  • Temas