Feliz Aniversário, Fim de Jogo!

fevereiro 7th, 2012
by edufrick

O Blog Fim de Jogo está fazendo 8 anos. Numa conta rápida, são 8 x 52 semanas = 416  fins de semana + 416 noites de quartas-feiras em que a editora, Cristina Dissat, deixa de ter o seu merecido descanso do trabalho rotineiro de jornalista científica para ir bater perna em volta e dentro dos estádios do Maracanã e Engenhão. Em outra conta rápida, percebemos que todo este trabalho não foi em vão: desde 2007 – ano em que, se não me engano, o blog deixou de ser um “.blogspot.com” e passou a ter domínio próprio e ser gerido através do WordPress – a visitação passou de 87 mil para 290 mil em 2011.  Triplicou e mais um pouco. Nada mal para um projeto que é puro suor da dona.

De lá para cá muita coisa aconteceu. A equipe cresceu e Cristina não vai mais sozinha fazer a cobertura dos jogos. Vai acompanhada de uma penca de aparelhos eletrônicos – câmeras de vídeo, smartphones, notebooks, modem, antena, transformadores e fios. O maridão Celso Pupo está sempre no gramado fazendo fotos. O mestre fotógrafo Ide Gomes também presta ajuda constante. Em eventos maiores, a equipe conta com uma trupe de colaboradores.

Cristina tem histórias e causos suficientes para encher uma noite inteira de conversa, e na verdade é o que ela mais gosta de fazer: contar as histórias dos jogos, sempre do ponto de vista do torcedor. Mesmo que para isso tenha que andar e/ou filmar e/ou gravar e/ou digitar ao mesmo tempo, e rápido, entrar em aglomerações de torcedores eufóricos e tentar sair ilesa das eventuais encrencas: tumultos, pancadarias, balas de borracha, correria, spray de pimenta, confusões com cambistas, trânsito caótico. Tudo faz parte. Quem frequenta estádios sabe que é assim mesmo, e que a grandiosidade do espetáculo, a emoção das torcidas e a felicidade de ver o seu time ganhar ao vivo supera qualquer dificuldade.

Cris não deixou passar a oportunidade de alavancar a projeção do FDJ através das redes sociais. Primeiro no twitter. @fimdejogo tem, atualmente, 7617 seguidores e, tagarela que é, quase 47 mil tweets. Considerando que ela cobriu 416 x 2 = 832 jogos, mais ou menos, então seriam 56 tweets por jogo. No Facebook, além da página do Fim de Jogo, Cris coordena também o grupo Blogueiros do Futebol. Não satisfeita, criou e mantém atualizado um blog específico sobre o Maracanã, o Maracanã Online, que vai bombar quando o estádio estiver pronto para a próxima Copa do Mundo, trazendo informações, serviços e notícias que o burocrático site oficial da Suderj não oferece.

E não é só jogo. O FDJ se embrenhou nos bastidores: coletivas de imprensa, anúncios oficiais dos times e da CBF, obteve permissão para entrar nas obras do Maracanã, denunciou a falta de estrutura de internet móvel no Engenhão, fez a cobertura completa dos Jogos Mundiais Militares, ocorrido no Rio de Janeiro em 2011, conseguiu credenciamento para cobrir eventos importantes como o  Soccerex Global Convention 2011 e anda tão habituada nesses ambientes que vários dos mais eminentes cartolas do futebol a cumprimentam com simpáticos tapinhas nas costas.

Tá. Muito legal. E grana que é bom? Rola? Ou, em outras palavras… O site tá fazendo 8 anos e ainda não conseguiu um patrocinador?

O retorno que o blog dá não é, necessariamente, financeiro. O prestígio, notoriedade e a simpatia que Cristina e sua equipe (inclusive eu) ganham em trabalhar nesse projeto não é mensurável em cifrões. Parcerias e patrocinadores, obviamente, serão muito bem-vindos, respeitando-se os limites impostos pela isenção da qual o blog é conhecido. Nesses próximos anos, o esporte brasileiro vai ficar em destaque mundial, e nós do Fim de Jogo estaremos prontos.

Aniversário do Fim de Jogo: 8 anos por fimdejogo no Videolog.tv.

Tags: , , , ,
Posted in Casos, Clientes, Web Mastering | Comments (0)

No comments yet

Leave a Reply

  • Eduardo Frick

    Atualmente em versão 4.6, Eduardo é Webmaster, webdesigner, web-consultor, web-coordenador de projetos. Tem longa experiência em produção gráfica e é fluente em diversas mídias.

    É carioca da gema, mas mora em Mogi das Cruzes, São Paulo. De seu escritório/estúdio, projeta e cria websites, coordena equipes de desenvolvimento e de conteúdo, recruta e supervisiona o trabalho de analistas, programadores, fotógrafos, ilustradores, animadores, redatores e demais especialistas que garantem serviços de qualidade aos seus clientes espalhados por todo o Brasil.

  • Todos os artigos, por Mês.

  • Temas