Eu, ao vivo

maio 19th, 2010
by edufrick

Aqui você assiste a tudo o que o meu Iphone vê. Graças a um aplicativo gratuito, o Qik Live, podemos transmitir video e audio, via internet banda larga ou 3G.

Sempre que o Qik Live estiver ligado no meu Iphone, estarei transmitindo ao vivo na tela abaixo.

Quando o programa está desligado, o Qik mostra os últimos videos gravados.

Desnecessário ficar aqui dissertando sobre quantas aplicações legais podemos inventar para essa nova ferramenta. Agora qualquer pessoa que tiver um celular com câmera (o Qik funciona em centenas de modelos) pode transmitir som e imagem ao vivo para quem quiser assistir.

O tamanho e a qualidade do video transmitido ao vivo pelo Qik Live, mesmo com a melhor das conexões, é bem inferior ao que os outros programas de gravação de vídeo do Iphone oferecem. O video “passeando na Dutra” foi propositadametne gravado em movimento inconstante, em péssimas condições de iluminação e som, e foi transmitido ao vivo usando a conexão de 3G de 512KB da Operadora Claro, que permite uma taxa de upload bastante modesta.  O resultado é quase um exercício de light painting. Bem aquém da qualidade que qualquer outro aplicativo de vídeo, como o Qik Video Pro que custa irrisórios uS$0,99 ou o gratuito Cycorder . O Qik Video Pro não permite a transmissão ao vivo, mas oferece melhor qualidade de imagem, algumas gracinhas embutidas na câmera de vídeo (zoom, efeitos de cor) e facilita a publicação dos vídeos gravados em diversas redes sociais e, é claro, no site do Qik. Então, o que é melhor? transmitir ao vivo com baixa qualidade ou gravar primeiro para publicar depois? Decisão complicada que só na hora dá para decidir.

Dada a rapidez com que as coisas evoluem hoje em dia, imagino que em breve essas limitações estarão superadas e não duvido que  a brincadeira de transmitir ao vivo vire moda na próxima estação e o Qik-in-touch vire a rede social do momento, algo como o Twitter é hoje.

Tags: , , , , ,
Posted in multimidia, Redes Sociais, Tecnologia, Web 2.0 | Comments (0)

No comments yet

Leave a Reply

  • Eduardo Frick

    Atualmente em versão 4.6, Eduardo é Webmaster, webdesigner, web-consultor, web-coordenador de projetos. Tem longa experiência em produção gráfica e é fluente em diversas mídias.

    É carioca da gema, mas mora em Mogi das Cruzes, São Paulo. De seu escritório/estúdio, projeta e cria websites, coordena equipes de desenvolvimento e de conteúdo, recruta e supervisiona o trabalho de analistas, programadores, fotógrafos, ilustradores, animadores, redatores e demais especialistas que garantem serviços de qualidade aos seus clientes espalhados por todo o Brasil.

  • Todos os artigos, por Mês.

  • Temas